Carlos Faria

Carlos Faria

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Carlos, a minha origem

 Alcains, nome de origem árabe – Al kanisa – que quer dizer “Igreja cristã” freguesia do Concelho de Castelo Branco, pertencente à região da Beira Baixa. Uma aldeia com vestígios neolíticos e influência romana. Durante muitos anos considerada a maior aldeia de Portugal antes de ser elevada a vila a 12 de Novembro de 1971 pelo Decreto nº 495/71. Do anonimato, viria anos mais tarde a ser muito referenciada através da personalidade mais famosa desta Vila, que foi o General Ramalho Eanes, Presidente da República Portuguesa entre 1976 e 1986.
De acordo com os indicadores (Censos 2001) tem uma área aproximadamente de 37km2, com uma população residente de 4929 habitantes, sendo a densidade populacional de 133 hab/km2.
Geograficamente situa-se a cerca de 12 km da sua sede de Concelho, Castelo Branco, a 215 km a Nordeste de Lisboa, 280 km a Sudoeste do Porto. Fica a 25 km da fronteira de Espanha.
Decorria o ano de 1959, um belo domingo, o décimo dia do mês de Maio (mês de Maria) e do Largo de Sto. António, ouve-se o sino da igreja que ecoa pela casa e a Mª José (Avó)exclama “Maria é meio-dia!”. Nesse preciso momento com a ajuda da Parteira Belarmina e com um choro vigoroso nasci - Carlos José Faria Martins.
O nervosismo do pai era evidente, como tal e porque os homens nunca assistiam ao nascimento dos filhos ausentou-se até ao barbeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário